Ontem eu tive a oportunidade de ministrar uma aula de Introdução à Computação para Bioinformática na Liga Acadêmica de Biologia Molecular e Biotecnologia do Centro Universitário São Camilo, o que diga-se de passagem, foi muito gratificante.

Se você estava na aula vai lembrar que prometi os slides, e como promessa é dívida, abaixo estão eles, com direito a um botão para você baixá-los para seu computador:


Atividade prática

Durante a atividade prática nós utilizamos uma ferramenta chamada Jupyter Notebook para execução dos algoritmos. Instalar e executar esta ferramenta na sua máquina pode ser um pouco desafiador e complicado caso você ainda não tenha mínima vivência com Python.

Felizmente, o Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta chamada Google Colab que é 100% compatível com o Jupyter e com certeza é uma alternativa interessante para caso você queira se livrar de lidar com a complicação agora. Recomendo fortemente que use ele e foque em aprender algoritmos antes de tentar se aventurar em instalar o Jupyter na sua máquina.

Por fim, o conteúdo da aula prática pode ser baixado clicando aqui, e uma vez baixado, você pode carregá-lo no Google Colab para rever o que estudamos.

Continuar estudando

Como eu mencionei em aula, o que eu fiz foi somente dar um pontapé e direcionamento inicial para que você possa continuar aprendendo.

No slide número 10 eu mencionei alguns conteúdos que podem lhe ajudar a continuar aprendendo, mas, como procurar por eles na internet pode ser um pouco massante, vou lhe poupar disto e deixar abaixo o links direto para os conteúdos que podem lhe ajudar:

Curso de Introdução à Programação para Bioinformática com Python do Dr Diego Mariano;

É um curso bem direto e o que mais recomendo para que você possa obter uma gama de conhecimentos rápido, ainda que não aprofundados.

Curso de Programação de Computadores da UNIVESP;

É um curso denso, no entanto, trás bastante conhecimento teórico que pode ser útil. Não recomendo no entanto assistir como primeira opção.

Curso de Python do canal Curso em Vídeo;

Nos slides, recomendei o curso de algoritmos do mesmo canal. No entanto, após avaliar algum conteúdo deste canal, encontrei um curso mais prático de Python. Não é viável para mim assistir todo o curso para emitir uma opinião, mas, conhecendo o conteúdo do Gustavo Guanabara, tenho certeza que é um ótimo curso, abordado de forma muito didática.

Após escolher um dos conteúdos acima, você poderá praticar todo o conhecimento adquirido por meio do site ROSALIND, que irá te propor alguns exercícios de bioinformática, começando por alguns bem simples, até alguns um tanto mais avançados.

E é isto pessoal, qualquer dúvida, me mande um e-mail!